Buscar
  • Vanessa Rozan

Reinações de narizinho

Como é que a gente veio parar nesse padrão de nariz?

Senhoras e senhores, eu lhes apresento o nariz padrão. Sem ele você não será completx, afinal o seu nariz natural não é bom o suficiente.

Com o seu nariz 'de fábrica' você não será aceito aqui não. Nariz batata? Que horror, vamos rir de você. Apague isso, conserte aqui, esconda de lá.


Sério, gente. até quando?


Me ajudem aqui nessa reflexão, quando é que foi que tava TUDO bem com nossos narizes e que a gente piscou e perdeu o ponto? Tô consultando as bases e não encontro a exata hora que acharam problema no nosso nariz.

Sabe que eu vivi um tempão até chegar o dia que olhei pro meu nariz e ele tava errado. Bem Pirandello mesmo. Tava tudo bem com ele, dai eu fui ser maquiada por outra pessoa - sim eu já era maquiadora - e pronto, esse profissional veio aplicando uma sombra mais escura na ponta do nariz, contornando os lados.

Daquele dia em diante eu nunca mais olhei meu nariz igual. Ele tava sempre errado, ou melhor, o que ele tinha de errado pra outra pessoal chegar sem me consultar e alterá-lo? Será que era a hora de uma rinoplastia? Como é que eu ia continuar vivendo com aquele erro no meio do rosto.

Sabe, não me dê paranóias, eu já tenho uma coleção delas. Então, coleguinha da indústria da beleza, não seja esse profissional.

Barbra Streisand e seu nariz perfeito.

Não bote caraminhola na cabeça de quem não te pediu pra contornar nada.

Pense em cada passo do seu trabalho, é para colocar algo num padrão estipulado ou para realçar um traço de personalidade e beleza de cada mulher?

Se temos que ter o nariz fino e perfilado para sermos mais "femininas" é mais do que hora de discutir quem está determinando esse padrão e porque estamos seguindo. Tem muita literatura sobre o assunto, inclusive a reedição de "O mito da Beleza", de Naomi Wolf, que eu considero um livro NECESSÁRIO para quem trabalha nessa área.

Nina Simone, e seu nariz, perfeito como era.

Não vou nem começar a falar sobre esse assunto de afinar nariz de uma mulher negra, adianto que no mínimo, é um ato de racismo. Se ficou chocado, recomendo as leituras esclarecedoras da série Feminismo Plurais, em especial "Empoderamento", de Joice Berth (R$19,90) e "Lugar de Fala", de Djamila Ribeiro.


É isso, querids, mais uma reflexão da mama Rozan aqui tentando entender para onde vamos com tantas coisas para corrigir, com padrões cada vez mais impossíveis de serem alcançados.

gostou? compartilha!

Até a próxima :-)

0 visualização

Liceu de Maquiagem e Cabelo LTDA ME. CNPJ 10.671.185/0001-10

Rua Tinhorão, 102 - São Paulo - Tel.: 11 30830500 - email: contato@liceudemaquiagem.com.br

nossos cursos são presenciais e acontecem na data contratada, podendo ser remarcados com aviso prévio.