Buscar
  • Vanessa Rozan

quilos de base ou pele de spa, a polarização da pele perfeita.

Atualizado: 28 de Nov de 2019

Tava com bloqueio de blogueira sem conseguir escrever nada aí fui ler um inbox do Instagram e achei uma mensagem da Liz Leite com um ótimo questionamento.


A Liz me escreveu assim:


"Se de um lado a gente sofre com os padrões impostos, que nos obrigam a adotar estilo de make que pedem quilos de base, por outro vejo também pressão da mídia para ter uma pele incrível, trabalhada semanalmente por dermatologistas e cremes de skincare quando nem sempre podemos pagar para obter a pele incrível que nos mandam ter."


Ponto pra Liz, né?


Fica muito claro que os dois lados querem a mesma coisa, uma pele incrível, lisinha, jovem, sem poros aparentes, sem manchas, sem espinhas, sem linhas de expressão, uma pele que não existe na vida real.

É a máxima "zero defeitos" aplicada à pele, esse maior órgão do corpo.

As diferenças entre os métodos são tempo e dinheiro para chegar no efeito desejado.

Um lado usa de "quilos de base" como uma forma de esconder tudo de uma só vez e criar instantaneamente e de forma mais acessível a pele perfeita e o outro lado investe tempo e grana para conquistar o mesmo resultado.


Agora, vamos lá, segura essa informação aqui. Quando eu cheguei na internet e era só mato a gente (profissionais de beleza) tinha que convencer as clientes que passar hidratante antes da maquiagem era fundamental pra ter um resultado natural e duradouro.

Aliás to só 18 anos falando disso, de como a preparação de pele é FUNDAMENTAL para o sucesso da maquiagem.

Eu lembro de dizer isso e receber as repostas mais variadas, que a make ia derreter, que a pele era oleosa e não podia hidratar, que ia brilhar muito, que eu estava louca, onde já se viu uma coisa dessas.

Pele de SPA às vezes vem na genética mas não é a maioria dos casos. A Liz escreveu lá que ela sente que cuidado de pele é coisa de pressão da mídia. Na minha opinião cuidado com a pele é cuidado que a gente tem com o nosso corpo.

É usar filtro solar, se alimentar bem, tomar água, consultar um médico se for necessário, fazer uma máscara K-Beauty aqui e ali, dormir de maquiagem quase nunca, não aturar desaforo de machista e praticar o desapego. Coisas simples de seguir.

Cuidado com a pele é pra vida toda, começa bem cedo, a gente passa por muitas fases na nossa vida, os ciclos mudam, a pele muda, e esses cuidados vão mudando também. O que eu percebo é que as vezes precisamos de uma ajuda espiritual de uma boa base de cobertura alta e não há nada de errado em contar com "quilos" dela se for preciso.

O que me deixa 'cabrera' é que tem jeito de fazer uma super cobertura e conseguir resultado natural, tipo "acordei assim". Sem ter que derramar aquela quantidade de base toda no rosto, parece que é batismo de pele, como diz a Fabi Gomes: "sangue da base tem poder".

Tem como fazer uma cobertura modulada, colocando mais produto em um lugar e menos em outro, graduando a cobertura em diferentes partes do rosto.

E sim, quanto mais cuidada a pele estiver, menos cobertura você vai precisar, mas a real é que mesmo uma pele suuuuuuper cuidada dessas que dormem no consultório do dermato, mesmo essas peles também precisam de certa correção de base em eventos sociais, fotos e videos. Ou seja, todo mundo tem que cuidar bem da pele, dentro do seu orçamento, sem loucuras e paranóias, e todo mundo pode e deve contar com uma boa base sempre que quiser cobertura.

Quer saber da onde veio isso essa busca incessante pela pele perfeita? A gente passou ANOOOOOOOS, DÉCADAS das nossas vidas vendo imagens retocadas.

Lá em 1930 já mexiam nas imagens para alterar nossas peles, como é o caso desse antes e depois do retoque da atriz Joan Crawford.


Dai não dá pra crescer achando sua pele linda como ela é, não é mesmo, senhoras e senhores?

Munidos dessa informação e agora engolindo a pílula da Matrix pra acordar para o que é publicidade e que foi alterado e o que pode ser real mesmo, vamos aos cuidados básicos na rotina da sua pele:

1. nunca farás uma limpeza agressiva ou profunda pela manhã: sua pele passou a noite toda se organizando para ficar linda e protegida no dia seguinte, não me venha você acordar pra remover o creme mais caro que seu corpo faz de graça para sua pele todas as noites. Um sabonete leve ou agua micelar dão conta de retirar somente o superficial sem agredir a proteção natural da pele;

2. usarás proteção solar todos os dias: mesmo fechada no escritório, sua pele está exposta a diferentes espectros de raios, não custa cuidar;

3. hidratarás região dos olhos: a.k.a a pele mais fina do corpo;

4. removerás profundamente toda a sujeita, maquiagem, filtro, poluição e desgosto de sua pele no final do dia, deixando-a limpa para que ela se refaça;

5. consultarás um medico dermatologista sempre que necessário;

6. tomarás água e evitarás relacionamentos tóxicos para manter o colágeno em dia.


Ou seja, nem tanto de um lado, nem tanto do outro, a gente vai 'um pouco de salada e um pouco de droga' pra chegar no equilíbrio de tudo, sabendo desde já que perfeição não existe mesmo.


dúvida, sugestões?

me escreve que eu leio.





1,188 visualizações5 comentários

Liceu de Maquiagem e Cabelo LTDA ME. CNPJ 10.671.185/0001-10

Rua Tinhorão, 102 - São Paulo - Tel.: 11 30830500 - email: contato@liceudemaquiagem.com.br

nossos cursos são presenciais e acontecem na data contratada, podendo ser remarcados com aviso prévio.