Buscar
  • Equipe Liceu

Puerpério e cuidados com a beleza: Mito ou verdade?

Lá vou eu, hoje a festa é na avenidaaaaa… É assim que os hormônios ficam, na avenida do teu corpo, uma loucura sem fim que vai do amor ao desespero num piscar de olhos. A minha experiência começou de um jeito inesperado e desesperado. Uma gravidez de risco seguido de um parto cesárea de emergencia com apenas 23 semanas de gestação e um prolapso de cordão. 127 dias de UTI. Vendo meu filho com apenas 670gr e uma sequência de batalhas pela vida, meu puerpério ficou de lado. Tava lá, mas eu não conseguia me permitir sentir nada, toda a minha atenção estava com aquele que já era o amor mais intenso e sem explicação que pode existir. Era uma sensação de anestesia. E assim foram pelo menos 3 meses, que foi quando o Pedro já tinha um quadro bem melhor de evolução e faltava pouco pra irmos pra casa e desde então comecei a me permitir, sem querer mesmo, os sentimentos iam surgindo e eu ia percebendo. Um monte de dúvidas que já haviam ido embora e outras que permaneciam e nasciam.


"A culpa, por tudo e por nada. Os anseios da antiga Débora e o nascimento como mãe com um mundo de sensações e novidades de todos os lados. Os hormônios. O tão falado puerpério que só nesse momento eu conseguia perceber e dar voz. "

Meus cuidados de beleza se dividem entre antes do parto e depois que o Pedro foi pra casa. Na gestação usei os cremes próprios para mamães e produtos naturais como óleos e cremes de marcas que eu acredito. Muito mesmo, nunca tive a pele tão hidratada e radiante hahaha. Na maquiagem procurei o mesmo tipo de produto. Sempre lendo a bula e trocando informações com a maravilhosa Vania Rozan e alguma amigas gravidinhas que já tinham passado pela gestação. Enquanto Pedro estava internado, não me lembrava de passar creme, protetor ou qualquer outro cuidado que não fosse álcool gel e lavagem obsessiva das mãos pra poder ficar perto dele.


"Nesse período me deixei super exposta, os melasmas que eu já tinha ficaram mais intensos e novos apareceram com força total. Ah, os cabelos brancos também aumentaram. Mas eu não tava nem ai, só queria saber do Pedro. Tipo bicho mesmo, instinto total."

Depois que ele veio pra casa, ainda fiquei um tempo sem olhar para esses cuidados. Agora, um ano depois comecei a me olhar de novo, como num desabrochar, me pego querendo cuidados de beleza, me ver mais bonita me faz sentir bem e da forca pra ir em frente. Teve a minha hora certa, que pode ter sido antes ou depois da sua, cada mulher tem seu tempo e tá tudo bem. Voltei a trabalhar e isso me deu mais força pra conseguir me encontrar e reconhecer de novo. Agora, tô cuidando com uma rotina diária de cremes que clareiam os melasmas, mas sem pânico, rs.


"Na minha maquiagem do dia a dia não senti vontade de corrigir ainda mas se num belo dia me incomodar vou dar um help sim sinhô. É Isso eu acho mais importante do que qualquer coisa, nada de imposição, só o querer."

Agora to nessa fase que quero me ver linda, um blushinho, batonzim, uma sobrancelha pra cima e já tô me achando! E já vou aproveitar aqui pra dar a dica de como corrigir pra você usar quando quiser: Depois da base aplique uma pequena quantidade de corretivo laranja só onde tem a mancha e depois o corretivo da sua cor de pele para igualar o tom com o restante do rosto;) Bom, não existe roteiro, cartilha ou qualquer manual. É só você e seu tempo se reconhecendo e respeitando cada fase que tudo vai se encaixando da melhor forma. É um exercício diário que não é fácil mas vale a pena e se cuidar ajuda muito, um tempo só pra você, mesmo que 5 minutos pra fazer uma coisa só e já tá ótimo. Aos poucos vamos voltando, sem pressa.


E não posso encerrar sem falar das mulheres incríveis que eu tenho na vida e que com a sua potência e irmandade estão me fazendo passar por tudo de um jeito muito mais leve e amoroso. Vocês sabem quem são. Obrigada ❤ Pra vocês mulheres que também estão passando por esse momento, se conecte com sua rede de mulheres incríveis que tudo fica melhor.

Um abraços bem apertado e cheio amor pra todes!


Débora Bitencourt,

Professora do Liceu de Maquiagem

82 visualizações

Liceu de Maquiagem e Cabelo LTDA ME. CNPJ 10.671.185/0001-10

Rua Tinhorão, 102 - São Paulo - Tel.: 11 30830500 - email: contato@liceudemaquiagem.com.br

nossos cursos são presenciais e acontecem na data contratada, podendo ser remarcados com aviso prévio.