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Greenwash, e eu com isso?

Sabe aquele date que a foto do aplicativo está incrível com um sorriso cativante que te pareceu confiável e com uma história inspiradora, que num primeiro momento fez sentido?


E quando você conhece pessoalmente não bate o lé com cré, nem a aparência, nem a essência?

Pois Greenwashing é isso. O termo em inglês, significa ao pé da letra "lavagem verde", que indica uma falsa aparência de sustentabilidade, sem necessariamente adotá-la na prática. Ou seja, alerta Fake News!

Atualmente, a preocupação com a sustentabilidade ecológica é uma realidade e está presente em todos os aspectos da sociedade contemporânea, sobretudo no âmbito político e econômico. Com o aumento das mudanças climáticas e o surgimento de diversos problemas ambientais, a destruição do meio ambiente nos coloca cara a cara com microrganismos dos quais não temos anticorpos.

Ixi, pandemia de novo não, Vânia!


Conscientes, disso buscamos maneiras de colaborar queremos soluções e não promessas. De acordo com o estudo Estilos de Vida 2019 da Nielsen, o meio ambiente já aparece como uma das 10 principais preocupações do brasileiro, ficando atrás apenas da violência, serviços públicos, aumento no custo de vida, educação e economia. 42% estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir o impacto no meio ambiente. Nesse cenário o marketing verde se fortalece como uma forma de agradar e atrair os consumidores ecologicamente conscientes.

Por isso, em outras palavras, pode-se dizer que o greenwashing é uma propaganda enganosa. Afinal, ele passa uma imagem que não é a realidade. O termo vale para qualquer tipo de produto ou serviço. Então não era amor, era cilada “verde”, e como saber?


Vamos para alguns aspectos, vem que tem informação segura aqui!


Atenção aos selos ou certificados ambientais sem comprovação, é importante conhecer algumas certificações ambientais mais utilizadas no Brasil, como a FSC (Forest Stewardship Council), IBD (Instituto Biodinâmico), PROCEL e Ecocert. Além da certificação ISO 14021. A presença destas certificações garante a veracidade das informações. É importante, se possível, verificar no site da certificadora se o nome da empresa consta no cadastro, porque existem produtos que fazem uso dos selos ilegalmente. Existem, também, algumas imagens que enganam o consumidor por serem parecidas com um selo certificador.


Outras ciladas:

  • empregar expressões vagas e indefinidas sem fornecer detalhes ou explicações de procedimentos ambientalmente concretos referentes ao produto.

  • usar informações falsas que sugerem a prática de ações sustentáveis;

  • ocultar características prejudiciais de seus produtos e/ou serviços;

  • apresentar indicações de quantidades que não são verídicas;

  • utilizar dados errados, ambíguos, contrários e que não têm referência ou prova de sua autenticidade.

O que fazer?

Bom, nós temos a ação e o cartão na mão. Rimou!


Não fique ou namore e muito menos compre de pessoa ou empresa que não te trata com respeito e verdade. Questione a sua publicidade, por exemplo a venda de um produto cosmético, “ecológico” e preocupado com a preservação do meio ambiente, porém é fabricado em uma embalagem plástica comum. Quando falamos em qualidade de vida e preservação ambiental, não se esqueça de que um processo depende do outro, tudo está integrado.

Não queremos ser apenas pagadores de boletos, queremos uma vida plena e com sentido. Presta atenção às frases vagas, linguagens confusas e sem explicações, como: ecologicamente correto, amigo do planeta, cuidando do ambiente, responsabilidade socioambiental, entre outras, porque elas não necessariamente dizem algo consistente.

Isso também vale para a vida. Além disso, tenha cuidado com imagens sugestivas, reinvindicações irrelevantes, declarações que se auto-intitulam melhores que as outras, ausência de dados comprovatórios, entre outras situações. Outro aspecto relevante é a questão da gestão de resíduos. A empresa, o produto que você adquiriu tem logística reversa, faz a coleta das embalagens?


Hoje, comprar é mais que uma necessidade é um ato político. Busque informações da empresa assim como do date, se conseguir dá uma ligadinha para o(a) ex, antes de se apaixonar!


Fiquem bem!


Vania Rozan


vaniarozan@gmail.com



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